Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cives
Centro de Informação em Saúde para Viajantes

Faculdade de Medicina da UFRJ: 200 anos

Fernando S.V. Martins

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada  por D. João VI, através de Carta Régia assinada em 5 de novembro de 1808.  Denominada Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia foi instalada  no Hospital Militar do Morro do Castelo. Durante a Regência, em 3 de outubro de 1832, foi sancionada a lei que transformava as Academias Médico-Cirúrgicas das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador (criada em fevereiro de 1808) em Escolas ou Faculdades de Medicina. Em 1856 a Faculdade de Medicina foi transferida para o prédio do Recolhimento das Órfãs, na Rua Santa Luzia (Centro do Rio de Janeiro), onde permaneceu por quase por quase um século. Em 12 de outubro de 1918 foi inaugurado prédio da Faculdade de Medicina na Praia Vermelha (Urca).

Em 7 de setembro de 1920  foi criada a Universidade do Rio de Janeiro (atual UFRJ), formada pela Faculdade de Medicina, Escola Politécnica e Faculdade de Direito. Em 1937, com a criação da Universidade do Brasil,  passa a ser denominada Faculdade Nacional de Medicina. Em 1973 a Faculdade de Medicina da UFRJ foi transferida da Praia Vermelha para o campus da Cidade Universitária da UFRJ (Ilha do Fundão). O prédio da Faculdade Nacional de Medicina foi demolido em 1975.

Faculdade Nacional de Medicina: Praia Vermelha.


Fonte: DOYLE MAIA , GB. Biografia de uma Faculdade: História e Estórias da Faculdade de Medicina da Praia Vermelha,  Ed. Atheneu, São Paulo, 1996.

Disponível em 5 de novembro de 2008, 09:00 h.
Cives Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina
UFRJ

Conexão com a Rede de Alto Desempenho da UFRJ => apoio FUJB
Créditos: Cives
UFRJ/CCS/Faculdade de Medicina. Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes.
©1997 -2008 Os textos disponíveis no Cives são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes