Cives
Centro de Informação em Saúde para Viajantes

Poliomielite: República Dominicana e Haiti

Está ocorrendo um surto de poliomielite ("paralisia infantil") na República Dominicana e no Haiti, países situado na ilha de Hispaniola (Caribe). Esse surto está sendo causado pelo poliovirus tipo1, provavelmente originado (mutação) da vacina oral (Sabin). O último caso de poliomielite paralítica causada pelo poliovírus "selvagem" no Continente Americano ocorreu no Perú em agosto de
1991.

Na República Dominicana, desde 12 de julho de 2000, foram confirmados laboratorialmente seis casos, e estão sob investigação mais 13 pessoas com paralisia flácida aguda (casos semelhantes à poliomielite, mas sem comprovação laboratorial). No Haiti, em 30 de agosto, foi confirmado laboratórialmente um único caso, também provavelmente devido ao poliovirus tipo 1 derivado da vacina oral. Os dois países têm baixos índices de cobertura vacinal contra a poliomielite, o que permitiu a circulação do vírus vacinal mutante. Situação semelhante ocorreu anteriormente (1983- 1993) no Egito com o poliovírus tipo 2.

Foram adotadas as seguintes medidas de controle:

Recomendações para o viajante

O Cives recomenda às pessoas com viagem programada para a República Dominicana e Haiti, que:

O viajante que chega ao Brasil, proveniente da República Dominicana e do Haití, deve: Fontes: CDC, OPAS, OMS e ProMed.
 
 
Página Principal Doenças Infecciosas Informação para o Viajante
©Cives
 
Os textos disponíveis no Cives são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes