Cives
Centro de Informação em Saúde para Viajantes

Rubéola: Rio de Janeiro e Minas Gerais Foram notificados dois surtos de rubéola à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, nos Estados do Rio Janeiro (Rio de Janeiro, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Nova Friburgo e Petrópolis) e Minas Gerais (Belo Horizonte, Juiz de Fora, Contagem, Betim e Sabará), respectivamente em 11 e 25 de agôsto de 2006. A maioria dos casos ocorreu em adultos jovens do sexo masculino.

Surtos de rubéola: Rio de Janeiro e Minas Gerais

                                 Casos notificados        Casos confirmados


Rio de Janeiro                              379 *                              46
Minas Gerais                                257                                 83

Total                                             636                              129

* 218 descartados e  115 ainda em investigação.
Fonte: Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde, 2006.

A rubéola é uma doença viral transmitida por via respiratória, para qual estão disponiveis vacinas eficazes e seguras. A infecção geralmente tem evolução benigna e, freqüentemente, não produz qualquer manifestação clínica. Mais comumente podem ocorrer febre baixa, aumento de gânglios no pescoço e manchas avermelhadas na pele, inicialmente no rosto e que evoluem rapidamente em direção aos pés e, geralmente, desaparecem em menos de 24 horas. As manifestações, quando ocorrem, não são exclusivas da rubéola e não possível um diagnóstico preciso apenas em bases clínicas, sem a realização de exames sorológicos. Os maiores riscos determinados pelo vírus da rubéola estão associados a ocorrência da infecção durante a gestação, principalmente durante o primeiro trimestre. Nesta circunstância, a rubéola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formações congênitas (catarata, glaucoma, surdez, cardiopatia congênita, retardo mental).

Disponível em 08/10/2006, 21:35 h.

Página Principal Rubéola Vacinas contra rubéola

©Cives
 
Os textos disponíveis no Cives são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes