Cives
Centro de Informação em Saúde para Viajantes


Doenças de Transmissão Respiratória

Terezinha Marta PP Castiñeiras, Luciana GF Pedro & Fernando SV Martins


As infecções transmitidas por via respiratória são muito freqüentes e ocorrem em todos países do mundo. A maioria destas doenças (gripe, sarampo, varicela, difteria, tuberculose, doença meningocócica etc.) predomina nos grandes aglomerados humanos das áreas urbanas e ainda representa um importante problema de saúde, especialmente onde se aliam condições econômicas desfavoráveis, cobertura vacinal inadequada e acesso limitado à assistência médica.

 
Doenças de Transmissão Respiratória

Caxumba
Difteria
Gripe
Hantavirose
Histoplasmose
Meningites
Peste
Paracoccidioidomicose
Pneumonias
Raiva
Rubéola
Sarampo
Síndrome Respiratória Aguda Grave
Tuberculose
Varicela


Doenças de Transmissão Respiratória => Medidas de proteção
  • Certifique-se da necessidade de vacinar-se para sarampo, rubéola, caxumba, varicela, gripe, pneumonia pneumocócica, meningite meningocócica, difteria e coqueluche.
  • Evitar, sempre que possível, locais de grandes aglomerações humanas, especialmente em recintos fechados.
  • Considere a possibilidade de adiar as viagens não essenciais para todas as áreas onde forem notificados casos de transmissão local da Síndrome Respiratória Aguda Grave.
  • Procure informar-se, especialmente em estadas longas nas áreas rurais, da ocorrência local de paracoccidiodomicose e histoplasmose.
  • Antes de viajar para a África e Arábia Saudita, informar-se sobre a necessidade de vacinar contra a meningite meningocócica.
  • Adiar as viagens, quando não essenciais, para todas as áreas onde estiverem ocorrendo surtos ou epidemias de doenças de transmissão respiratória para as quais o viajante for susceptível.
  • Não realizar atividades de risco (limpeza de casas abandonadas, manipulação de entulhos, atividades agrícolas, exploração de cavernas) sem a utilização de equipamentos de proteção individual (luvas, capotes, botas, óculos e máscaras apropriadas).
  • Evite explorações de cavernas (risco de histoplasmose, raiva) sem medidas e equipamentos equipamentos de proteção individual adequados.
  • Adiar as viagens, quando não essenciais, para todas as áreas onde quando e se forem notificados casos de transmissão local da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Disponível em 29/08/2008, 11:07 h. Atualizado em 29/08/2008, 09:54 h.

Página Principal Doenças Infecciosas Doenças transmitidas por água e alimentos
©Cives
 
Os textos disponíveis no Cives são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes